Tipos de Predadores da Quinta Edição de Vampiro A Máscara Parte 2

Atualizado: Out 2


Olá Vampiros, Lobisomens, Fadas, Espectros, Múmias, Demônios, Magos e outras criaturas sobrenaturais deste glorioso e vasto Mundo das Trevas. Aqui é Yuri Ramos, seu amigo Capadócio, e hoje daremos continuidade aos Tipos de Predadores da Quinta Edição de Vampiro: A Máscara. Caso vocês desejem saber o que são predadores e como influenciam no roleplay do jogo peço que vejam a primeira parte deste artigo. Nesta parte veremos mais 2 Tipos de Predadores presentes no livro base da quinta edição, são eles: Sanguessuga (Blood Leech), Apegado (Cleaver).

Sanguessuga

O Sanguessuga (Blood Leech) é um tipo de vampiro que se alimenta de outros vampiros, seja caçando eles, pela coerção ou recebendo o sangue como pagamento – O único jeito moralmente correto de se alimentar na percepção de justiça deste vampiro. Esta prática é proibida pela grande parte da sociedade vampiríca, ou é muito arriscado se alimentar, ou é uma coisa que precisa de uma posição de poder elevada. 

As especialidades que um vampiro sanguessuga pode escolher são: a especialidade de Briga (Brawl) que é Briga contra Membros (Kindred), esta especialidade ajudará o vampiro a subjulgar outros de sua espécia pela força, para então se alimentar dele. A outra disponível é em Furtividade (Stealth), que também é Furtividade contra Membros (Kindred), isto auxilia no vampiro se aproximar de sua presa, que também é outro vampiro evidentemente, para se alimentar dela.

As disciplinas que o vampiro pode ganhar nível em são: Rapidez (Celerity) e Metamorfose (Protean). Rapidez é uma disciplina que ajudará o vampiro a chegar perto de sua presa e desaparecer no mesmo instânte, quando se luta contra um vampiro isto é essencial. Já Metamorfose auxiliará em uma aproximação mais furtiva, como em forma animal por exemplo, além disso o vampiro tem acesso a um arsenal de armas selvagens para subjulgar sua presa. 


Este tipo de predador coloca o Vampiro muito perto da Besta, por conseguinte vampiros que decidem se especializar no tipo de predador Sanguessuga automaticamente perdem um ponto de Humanidade no início do jogo. A vantagem disso é que, um vampiro que se alimenta de outros torna seu sangue mais viscoso e potente portanto, o Vampiro começa o jogo com um ponto a mais em Potência de Sangue (Blood Potency). 


Apesar de ofercer muitos benefícios, as falhas relacionadas a este predador são muitas. O jogador deverá escolher entre possuir a Falha Segredo Sombrio (Dark Secret): Diablerista, pois o jogador pode querer criar um vampiro que possui este predador por conta de praticar Diablerie ou ter praticado no passado. O jogador pode optar pela Falha Desprezado (Shunned) ao contrário do Segredo Sombrio, esta falha é conhecida pelas pessoas, porém ela é mais branda que o vampiro ser um diablerista. Com a Falha Desprezado, certos grupos da cidade não gostarão de ter seu vampiro por perto. Todo Sanguessuga deve pegar a Falha: Exclusão de presa (Prey Exclusion) sendo que a presa que é excluída são mortais. 

Apegado

O próximo Tipo de Predador é o Apegado (Cleaver). Vampiros que decidem optar por este estilo de caça, se alimentam daqueles de sua família que eles aind mantém relações. Os Apegados mais radicais chegam ao ponto de se casar com humanos, adotar crianças, e viver uma vida mortal até quando puderam. A família deve ser incorporada ao mapa de relacionamentos do Vampiro. Alguns Apegados fazem esforço para esconder seu “Problema de Saúde” de sua família, já outros revelam sua verdadeira natureza para seus parentes. A Camarilla proíbe este estilo de caça com todos os seus poderes, já que isto é uma violação da máscara esperando para acontecer. Outros vampiros podem inclusive, massacrar sua família para evitar uma quebra de máscara se eles descobrirem. 

As especializações disponíveis para os vampiros deste tipo são: A especialidade de Persuasão (Persuasion) chamada Manipulação Psicológica (Gaslighting). Com esta especialidade, é possível que o Vampiro possa persuadir os indivíduos de sua família a aceitar certas práticas que eles comecem a ver como sendo normais, como dormir de dia, não comer comida, ser frio etc... O Jogador pode, ao invés disso, escolher a especialidade em Lábia (Subterfuge): Encobrir-se (Cover ups). Isto permite ao vampiro mentir para seus familiares, ou quem ele se alimenta, para poder proteger sua identidade. 


As Disciplinas que os Vampiros com esse tipo de predador tem acesso são: Dominação (Dominate), os poderes dessa disciplina serão usados para dar ordens ao rebanho ou, para fazê-lo esquecer que notou algo de diferente com o Vampiro. A outra Disciplina possível é Animalismo (Animalism). Os leitores talvez achem que esta Disciplina seja uma escolha estranha, mas muitas famílias possuem animais de estimação. Para que o animal não reaja como um animal normal faria ao ver um Vampiro, isto é: rosnando e correndo para longe, Animalismo é essencial. Fora isso, o Vampiro pode fazer deste animal seu familiar, e assim pode sempre ter um espião de olho em sua família. 


O Defeito associado a este Predador é o Segredo Sombrio (Dark Secret), e o tipo específico de segredo é: Apegado (Cleaver). Ser um Apegado não é bem visto por quase nenhum vampiro, e mesmo Anarquistas tendem a respeitar a Máscara, ainda que a interpretem diferente. Ter uma família é um risco muito grande para todos os Vampiros, o que faz o Apegado ser considerado um perigo para a Comunidade. 


Apesar disso, o Apegado já possui um Rebanho logo de início o que faz com que o Mérito associado a este tipo de Predador seja justamente: Rebanho. Claro que o Vampiro não pode escolher qualquer mortal para fazer parte de seu Rebanho, esta posição é reservada para os membros de sua família ou seus amigos próximos. Estes mortais devem ser adicionados ao Mapa de Relacionamentos do Vampiro logo no início da Crônica. 


Esta foi a segunda parte da série sobre os Tipos de Predadores do Vampiro: A Máscara quinta edição. Eu gostaria de lembrar a todos que, apesar dos jogadores serem incentivados a seguir seus predadores e receberem muitas vantagens com isso, eles não são impedidos de realizar outros estilos de caça, claro que tendo em mente que estarão em extrema desvantagem caso decidam se alimentar de uma presa que não estão acostumados. Yuri Ramos, O Capadócio.

 

Formulário de Inscrição

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram