• yramosbragaferreir

Tipos de Predador da Quinta Edição de Vampiro a Máscara parte 4



Tipos de Predador parte 4


Olá Vampiros, Lobisomens, Fadas, Espectros, Múmias, Demônios, Magos e outras criaturas sobrenaturais deste vasto e glorioso Mundo das Trevas. Aqui é Yuri Ramos, seu amigo Capadócio, e hoje daremos continuidade aos tipos de Predadores da Quinta Edição de Vampiro: A Máscara. Nesta parte, como de costume, veremos mais dois tipos de predaores do livro base: Osíris e Sandman.

Osíris: 

Osíris é um vampiro que é uma verdadeira celebridade entre os Mortais um administrador de uma Igreja, um Culto, o criador de uma marca de roupa, um ator famoso com uma fanbase tóxica, ou alguma coisa nesse nível. Este tipo de Predador se alimenta de seus fãs ou adoradores que o idolatram como um Deus. Você não nessariamente está inserido em uma subcultura como uma Rainha da Cena, que é um predador que veremos futuramente, ao contrário, você É a cena, aquela subcultura existe por sua causa e você sabe muito bem disso.

Muitos Membros acham isso perigoso. Como uma pequena curiosidade, gostaria de escrever que: A única ação militar feita pelo Clã Capadócio foi justamente contra um Malkaviano Osíris que controlava o Monastério de Erciyes nas montanhas da Capadócia. Ou seja, este tipo de predador existe desde a Idade das Trevas e talvez até mesmo antes disso, é uma das formas mais antigas de adquirir um Rebanho.


Aqueles que decidem se tornar Osíris sempre possuem uma oferta grande de Sangue, entretanto muitas vezes esses adoradores atraem problemas para as autoridades, as Organizações religiosas, ou até mesmo a Camarilla ou o Movimento. As profissões que um Osíris pode ter escolhido em vida podem ter sido: DJs, escritores, cultistas, pregadores, ou um Organizador de LARP

As especialidades que os Osíris podem ter são bem distintas e diferentes, porém servem à mesma funcão: Ganhar admiração das pessoas à sua volta. Podem escolher entre Ocultismo (Occult), isto para ter conheciemento de ritos ou práticas religiosas, ou comuns a cultos estranhos e ocultistas. A segunda especialização seria em Atuação (Performance), ela seria usada quando o Osíris não tem muito conhecimento daquele assunto mas está mentindo como um profissional para ganhar o apreço das pessoas.


As disciplinas que os Osíris podem ter são duas, entretanto existe um ressalva que deve ser feita à uma delas. Osíris que são feiticeiros de Sangue por natureza como os membros dos clãs Tremere, Banu Haqim e o Velho Clã, podem ter este ponto em Feitiçaria de Sangue (Blood Sorcery) como sua disciplina de Predador, fora eles, nenhum outro vampiro pode escolher esta disciplina como sua disciplina grátis. A razão pela qual esta disciplina seria escolhida é pela proximidade com o Oculto que o Osíris possui.

 

A segunda disciplina, desta vez disponível para qualquer vampiro é Presença (Presença), uma das mais fortes do jogo, esta disciplina é escolhida justamente para alcançar o amor, a amizade e as boas graças das pessoas que seguem o Osíris, ou até mesmo o medo e o ódio já que Presença é uma via de mão dupla.


Os Antecedentes disponíveis para este Predador são 3 pontos que podem ser ditribuídos entre Fama (Fame) e Rebanho (Herd). Fama, devido ao culto a personalidade do Vampiro, obviamente ele deve ser no mínimo famoso. Pode ter fama na televisão, rádio, na internet, talvez até mesmo em uma comunidade de RPG, por que não? Já Rebanho se traduz nas pessoas que te seguem, fãs, adoradores etc... O Vampiro ou Vampira podem escolher se querem ter mais em um ou em outro ou se quiserem não ter nenhum ponto em um destes e todos os 3 em outro. É um Antecedente flexível.

Apesar dos Antecedentes serem bem generosos para estes Predadores, as falhas são um tanto quanto debilitantes tbm. As falhas são 2 pontos que devem ser distribuidos entre duas opções. Inimigos (Enemies), devido aos problemas enfrentados por este Vampiro e seus seguidores, como a polícia, o governo, os cultos rivais, organizações religiosas etc... A outra opção são as Falhas Míticas (Mythical Flaws), que são falhas ligadas a antigos mitos envolvendo vampiros como: Repulsa a alho, não ter reflexo, morrer ao ser empalado com uma estaca, não poder passar por água corrente, entre outros. O motivo destas serem escolhidas é devido a proximidade com o oculto que alguns destes vampiros possuem, o que acaba por resultar em um efeito negativo sobre sua pessoa devido ao poder da crença, seja em si mesmo ou a de seus fiéis.

Sandman:

Depois de Osíris, temos um tipo de predador que, apesar de ser fácil de entender e jogar, possui espaço para criar situações muito divertidas nas mãos de narradores e jogadores habilidosos. Sandman, cuja uma tradução livre seria algo como João Pestana, é um Vampiro que se alimenta de pessoas que estão dormindo. Seja por estarem em seu horário de sono regular, ou porque foram compelidos a dormir por alguma maneira. Sandmen estão entre os Vampiros que menos acarretam riscos de violação da Máscara, devido a natureza furtiva de seu modo de caça.


Esse Predador segue a seguinte lógica: Se sua presa não acordou durante a alimentação, então você não existe, e eles se utilizam de suas habilidades naturais ou sobrenaturais para garantir que isso aconteça. Em vida, Sandmen podem ter sido qualquer coisa, sinceramente este predador é muito fácil de se adaptar e é uma opção se os jogadores quiserem fazer um personagem introvertido e que não gosta de violência, ou seja você não precisa ser um super criminoso para se tornar um João Pestana.

As especialidades que um Sandman pode ter são: A especialidade em Anestésicos (Anesthetics) em Medicina, esta que é mais para aqueles que não são muito ligados à furtividade, mas possuem um background em serviços médicos. A anestesia seria usada justamente para fazer uma pessoa dormir e assim se alimentar dela. A segunda especialidade é Arrombamento (Break ins) em Furtividade. Essa epecialidade seria utilizada por Sandmen furtivos que invadem as casas de seus alvos quando estão dormindo. 


As disciplinas grátis que o Sandman tem acesso são duas, assim como todos os outros predadores: Auspícios (Auspex), que é usada para ver a aura das pessoas e ter consciência se estão cansadas ou qual seu temperamento, além de poder detectar batimentos cardíacos e se possível antever possíveis reações com premonição. A outra disciplina disponível é Ofuscação (Obfuscate), usada para invadir domicílios ou se remover da percepção da vítima, ou ainda se disfarçar de alguém próximo para se alimentar mais fácil já que a pessoa irá confiar no Vampiro.

A única vantagem que o Sandman ganha é um ponto em Recursos (Resources). Esses recursos seriam utilizados para manter o estilo de predação do Vampiro, podemos incluir aí a compra de suprimentos médicos, no caso de Sandmen que prefiram utilizar de anestesia para fazer a vítima dormir, ou um kit de arrombamento e também certos equipamentos que sejam úteis para invadir casas. Apesar de ter poucas vantagens o Predador compensa por não ter nenhuma desvantagem em comparação com os outros tipos.

Bom esse é o fim da quarta parte de tipos de predadores da Quinta Edição de Vampiro a Máscara, como de costume eu espero ter ajudado as pessoas que estavam com dúvidas sobre este tópico. Não se esqueçam de compartilhar com as pessoas que estão começando no sistema. Aqui é seu amigo capadócio voltando para a cripta e como sempre: Boa noite e boa sorte.


Yuri Ramos, O Capadócio

14 visualizações
 

Formulário de Inscrição

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram