Tipos de Predadores da Quinta Edição de Vampiro a Máscara Parte 1 - Vale Das Trevas

domingo, 29 de março de 2020

Tipos de Predadores da Quinta Edição de Vampiro a Máscara Parte 1



Olá Vampiros, Lobisomens, Fadas, Espectros, Múmias, Demônios, Magos e outras criaturas sobrenaturais deste glorioso e vasto Mundo das Trevas. Aqui é Yuri Ramos, seu amigo Capadócio, e hoje daremos continuidade à nossa pequena exploração sobre os elementos que constituem a Quinta Edição de Vampiro: A Máscara, seguindo para um tema de grande interesse meu, e que os jogadores apresentam algumas dúvidas quando são apresentados: Os Tipos de Predadores.


O que seriam estes?


Bem, de forma interpretativa e seguindo o Roleplay, esses são tipos ideias de formas que os vampiros escolhem suas presas e as caçam. Isso quer dizer que, apesar de todo vampiro ser um predador que pode caçar qualquer humano, alguns vampiros se especializam na caça de humanos específicos, ganhando experiência neste tipo de caça, e adquirindo proeza e vantagens para conquistar seu tipo de presa favorito.


É válido lembrar que: Escolher um tipo de predador não faz com que seu Vampiro precise caçar somente aquele tipo de presa pelo contrário, os vampiros caçam qualquer humano, entretanto caçar uma presa que não é a que o personagem está acostumado é mais difícil, porém em uma situação desesperadora, digamos fome nível 5, o vampiro só irá querer se alimentar e não pensará muito nas dificuldades em obter alimento.


Mecanicamente, tipos de predadores oferecem vantagens e desvantagens que são traduzidas em pontos para a ficha de um personagem. Essas, variar de predador para predador, entretanto algumas se mantém constantes em todos ele, são elas: Um nível grátis em uma disciplina que esteja listada no tipo de predador, uma especialidade grátis, uma vantagem grátis e uma desvantagem obrigatória.


Os Tipos de Predador funcionam de forma orgânica dentro de um jogo, isto significa que, o narrador não precisa lembrar seus jogadores quais tipo de presa eles possuem maior vantagem, já que se eles tentarem caçar algo diferente do que estão habituados, o próprio Tipo de Predador dificultará sua ação. Assim como muitos aspectos de Vampiro V5, os predadores são feitos de forma a não entrar no caminho da narrativa como mecânica.


Quais são estes tipos de predador?


Atualmente, existem 12 Tipos de Predador. Destes, 10 estão descritos no livro base e 2 no livro: Cults of The Blood Gods. Além disso, estes 10 primeiros serão aqueles normalmente utilizados por qualquer Clã de vampiros, enquanto os 2 do suplemento citado acima são adaptações criadas pelos Hecata para se alimentar devido à sua maldição de Clã: O Beijo da Lâmia. Nesta pequena introdução, citarei 2 tipos de predador encontrados no Livro Base que aparecem em ordem alfabética, são eles: Gatuno (Alleycat) e Empacotador (Bagger).


Gatuno.


Gatunos, são vampiros que preferem se alimentar em uma situação de combate agressivo com suas vítimas, o significado original do nome deste Predador é justamente a ação de esperar em um beco por sua presa e quando ela passar, subjulgá-la de forma que ela não tenha nem chance de resistir. São vampiros que geralmente caçam maus elementos, criminosos e os culpados, entretanto o conceito de inocência é nebuloso na Quinta Edição.


Vampiros que escolham se especializar neste tipo, usufruem das seguintes vantagens: Eles optam por ganha uma especialidade em Intimidação (Intimidation), chamada Assalto (Stick Ups) usada para fazer a vítima optar por ser coagida e forçada a não resistir ou, eles ganham uma especialidade em Briga (Brawl) chamada Agarramento (Grappling) para nem dar à vítima chance de reagir e fugir.


Eles optam por ganhar um nível na Disciplina de Rapidez (Celerity), para não deixar a vítima fugir ou, deixá-la sem reação com sua velocidade. Eles podem optar ao invés disso por um nível na Disciplina de Potência (Potence), para nocautear a vítima ou subjulgá-la com sua força super humana.


A desvantagem inerente a este tipo de predador é a perda automática de um nível de Humanidade ao escolher este Tipo. Isto ocorre porque a vida que o Vampiro leva e as presas que ele caça, eventualmente o levarão a matar aqueles que não mereciam, ou talvez se questionar sobre o que faz ser realmente a melhor opção para sua sobrevivência.


A vantagem inerente por outro lado, dá ao Vampiro 3 pontos de Contatos Criminais (Criminal Contacts) pois, um vampiro que vive no submundo da sociedade e caça os malfeitores em algum momento se deparou com o crime organizado, e com certeza tirou um bom proveito dessa interação


Empacotador


O Empacotador por sua vez é um tipo de predador para vampiros que não desejam chamar atenção desta forma combativa. Eles são vampiros que se alimentam de Bolsas de Sangue, que contém não exatamente sangue, mas uma solução de plasma conservado também chamado de Sangue Frio. Este tipo de alimento não é muito agradável e, na verdade, são poucos os Membros que conseguem tirar algum sustento dele, vampiros mais velhos por exemplo, ganham muito menos nutrição disso que os jovens.


Os que decidem se especializar neste Tipo, optam por ter a especialização em Roubo (Larceny): Arrombar Fechaduras (Lockpicking), para os ajudar a invadir Bancos de Sangue para conseguir suas preciosas Bolsas. Eles podem optar também, pela especialização em Manha (Streetwise): Mercado Negro (Black Market), não é necessário invadir um Banco de Sangue se você pode simplesmente comprar de um traficante.


Quantos as disciplinas, este tipo de predador possui uma peculiaridade. Os vampiros optam por escolher um nível em Feitiçaria de Sangue, entretanto somente vampiros do Clã Tremere e do Clã Banu Haqim podem escolher isso, já que possuem esta disciplina de forma inata e hereditária, qualquer outro Clã não pode escolher este benefício, a familiaridade com os elementos do sangue permite a esses clãs descobrir novas habilidades. Todos os vampiros podem escolher ganhar um nível em Ofuscação, é preciso estar ser furtivo para invadir um Banco de Sangue.


A vantagem inerente a este predador é o Mérito: Estomago de Ferro (Iron Gullet), como citado antes, não são todos os vampiros que podem tirar sustância do Plasma, somente aqueles que aguentam ingerí-lo e podem digerir esta solução horrenda para qualquer outro vampiro,


A desvantagem inerente é a Falha: Inimigo (Enemy). Existe algum motivo para que este vampiro não seja visto nas ruas, talvez porque ele foi fichado pela polícia durante um assalto a um Banco de Sangue que deu errado, ou talvez ele tenha ido comprar de um traficante no Mercado Negro e tentou tirar proveito de seu fornecedor.


Esta foi a introdução aos Tipos de Predadores da Quinta Edição de Vampiro: A Máscara, como sempre eu espero ter sido útil e ajudado alguns de vocês, não se preocupem pois os outros tipos serão descritos por mim no futuro. Não se esqueçam de dar um feedback já que ele é muito importante para o Vale das Trevas e por fim, Boa noite e Boa sorte.


Yuri Ramos, O Capadócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário